fabíola borges

energia, introversão e a escrita

agosto 09, 2015

sempre que vou a um lugar mais tumultuado, cheio de pessoas dessintonizadas — um corre para um lado pra pegar uma coisa, outro grita de um canto pra chamar uma terceira pessoa, etc. —, parece que minha energia se esgota muito mais rápido. não é que eu não goste de socializar, mas poder descansar em casa é uma coisa maravilhosa.

segundo Susan Cain no livro O poder dos quietos, as pessoas introvertidas, sim, socializam, mas isso se dá de uma maneira diferente das extrovertidas. enquanto essas últimas têm uma grande energia e empolgação em contato com muita gente, as introvertidas, na mesma situação, vão "descarregando" aos poucos. se recarregam em seu próprio espaço. e, realmente, pelo menos comigo. gosto muito de conhecer pessoas diferentes, rever outras e tudo mais. mas em determinado momento me sinto como se acontecesse uma queda de energia e o melhor fosse voltar pra casa. absorvo um tanto de informações (e até sentimentos), aí logo preciso ficar no meu cantinho e processar tudo o que recebi. e, estando no meu canto, várias coisas me tranquilizam e me dão mais energia (não só mental como física). algo que sempre gostei é a escrita. dar um corpo às ideias que andam rodeando meus pensamentos e depois compartilhá-los — ou jogá-los fora.

enfim. deve existir um tantão de gente introvertida que às vezes até se sente culpada quando não segue o ritmo que certas sociedades tomaram com base na extroversão, influenciando muito no modo de trabalho e por aí vai. tem vários fatos bem legais e interessantes sobre isso em tal livro, então deixo a dica :)

Seja o primeiro a comentar: