fabíola borges

skoob e/ou goodreads?

julho 14, 2015
Resolvi escrever um pouco sobre minha experiência com o Skoob e o Goodreads.
Nos últimos meses comecei a aderir mais ao Goodreads — mas não ficaria com um só. Por que?

Pontos positivos do Goodreads
  • O acervo aumentou. Bem, antes eu preferia o Skoob por ele ser inteiramente brasileiro e ter um número muuito maior de livros em português do que no Goodreads. Agora, quando voltei a usar o Goodreads, vi que várias edições brasileiras foram e estão sendo registradas por lá — talvez porque mais pessoas começaram a utilizar também!
  • Cadastros de livros e edições. Mesmo já tendo vários livros brasileiros, precisei cadastrar — e editar — algumas edições e concluí que o sistema de inserir livros muito bom! Lá todas as edições de um livro ficam agrupadas e, se separadas, são muito simples de juntar: tem uma opção de combinar edições, na qual aparecem toodos os livros do autor determinado e você seleciona os dois (ou mais) que quer unir. Também dá pra alterar todas as informações, como autor e ISBN. Quanto a isso, infelizmente o Skoob ainda não tem muita maleabilidade.
  • Estante. A organização dos livros que inserimos no perfil é feita a partir de bookshelves. As padrões são read, currently-reading e to-read, mas além dessas dá pra cadastrar as que quisermos. Isso seria mais ou menos equivalente as tags da estante no Skoob, mas funciona de forma bem mais prática — já que no Skoob é preciso abrir a janelinha de alteração de cada livro e escrever (ou apagar) o nome da tag, enquanto no Goodreads é tão simples que não tenho nem como explicar! :P O bom disso é que dá pra selecionar facilmente livros que quero ler em uma maratona e depois apagar, por exemplo.


    As maneiras de personalização e visualização dessas shelves são bem amplas, então só mexendo para ver as possibilidades! E, tirando isso, também tem um espaço próprio para os livros que tenho (owned), o qual só eu vejo. Nele dá para indicar o estado do livro (novo, aceitável,...), onde e quando comprei, assim como adicionar outras informações.
  • Página de livros — dados, resenhas, histórico e citações. Algo que eu achei demais (1) é ter um local específico de indicação dos prêmios que um livro ganhou. E também cada prêmio tem uma página com a lista de todos os livros premiados (imagem).
    Além disso, (2) como a página de cada livro unifica todas suas edições em diferentes idiomas, é possível ver a resenha independente de qual foi a edição lida — apesar de poder filtrar por edição e classificação —; e o diferencial é que nele tem pessoas de vários lugares do mundo dando sua opinião (imagem). Outra coisa legal é que (3) dá pra cadastrar quotes — e ler as cadastradas pelos usuários — de livros e autores, sem ser dependente a histórico de leitura e resenha. E ah! (4) A partir da página do livro também dá pra recomendar a alguém!
  • Interatividade. Fiquei bem satisfeita nesse sentido. Cada alteração — como coisas que curti, histórico de leitura, livros adicionados, etc. — aparece tanto na página inicial das pessoas como pode ser vista no meu perfil. Qualquer um pode comentar e dar like nesses status (o que o Skoob andou implementando também!), mas algo ainda exclusivo do Goodreads é que também recebemos notificações relacionadas às nossas resenhas.
  • Meta de leitura. Achei bem mais justa essa meta de leituras, na qual a gente só define a quantidade de livros que quer ler, não os livros em específico — já que, né, vão surgindo livros diferentes e eu sempre mudo de ideia em relação aos livros que vou ler.
  • Aparência e praticidade. O sistema do Goodreads é bem rápido, fluido e organizado! Consigo encontrar as coisas de um jeito intuitivo, mesmo que antes de "explorar" eu o tenha achado estranho por ter várias funções. Não acontece como no Skoob de uma página demorar por sobrecarga ou de termos que marcar algo mais de uma vez — como quando, por exemplo, indicamos que temos um livro, atualizamos a página e tal marcação some.
  • Versão mobile. Uso o Windows Phone e para ele ainda não foi desenvolvido nenhum aplicativo do Skoob. E do Goodreads, apesar de não-oficiais, existem alguns — como o Social Reads. De todo modo, para atualizar meus status de leitura eu entro nos dois pelo navegador do celular e, enquanto o Skoob não é adaptado para telas menores, o Goodreads tem uma versão móvel embutida.
Além dessas características o Goodreads possui muitas outras coisas, como grupos, sorteios, um Goodreads Choice Awards definido pelos usuários e por aí vai. Mas apontei as funções que tenho usado e que gostei bastante.
Ok, mas se o Goodreads tem tudo isso, por que vou continuar usando o Skoob?

Pontos positivos do Skoob
  • É brasileiro. Logo, há muitos usuários com meu idioma padrão e tenho como conversar com gente mais próxima.
  • Acervo. Considerando o que foi dito acima, a maioria dos livros cadastrados é em português. Assim, o Skoob é muito útil quando quero descobrir outras coisas para eu ler — já que só agora comecei a tentar ler livros em inglês. Além disso, dá para conhecer vários livros de novos autores nacionais.
  • Cortesias. Talvez só essa palavra já seja autoexplicativa, né? Tem sorteios de vários livros — em português — que tenho vontade de ler e apesar de eu nunca ter ganhado nada lá continuo tentando.
  • Trocas. Também levando em conta o primeiro tópico, existe uma facilidade enorme para realizar trocas. Por meio dele, faço várias trocas de livro x livro — nunca usei o tal sistema plus, mas também me parece bom.
Ou seja, apesar de o Goodreads me agradar muito mais no sentido de usabilidade (se quiser saber sobre meus andamentos de leitura, indico me acompanhar por lá!), continuo com o Skoob.

Com isso, fui mexendo nas estantes dos dois e percebi que usá-los juntos é uma ferramenta bem prática para organizar minhas leituras. Como tenho muitos livros que ainda não li, assim como tenho uma wishlist gigante que a cada dia cresce mais, mantive todos esses livros no Skoob. Isso funciona muito bem, já que é nele que troco e conheço muitos livros. E, no Goodreads, tenho adicionado os livros só depois de passá-los por um boa peneira. Quer dizer, além dos livros que já li, coloco só os que considero prioridade. Assim dá pra centralizar muito mais minhas próximas leituras, ver meu ritmo e tudo mais.
[edit] Acabei migrando todos os livros para o Goodreads, mesmo! No Skoob, ficaram só os para troca. [/edit]

Espero então que meu comparativo tenha sido útil pras pessoas que andam pensando em maneiras de organizar seus livros, leituras, metas e por aí vai!
Seja o primeiro a comentar: